quarta-feira, 2 de abril de 2014

Obsolescência Programada

No Toyotismo, podemos observar avanços tecnológicos muito grandes.
Produtos diversificados, com mais funções, mais tipos, mais utilidades.
Para a população 'enganada', isso era ótimo, pois tinham mais coisas para fazer, produtos mais bonitos e inovados, nada era igual ao dos outros e a diversão era garantida.
Mas, se a população se conscientizasse perceberia o motivo do sorriso dos inventores, embora tivesse varias funções e parecesse algo melhor, na maioria das vezes, de tanto serem usados, eles estragavam rápido, além do que, eram mais caros, e alguns eram 'programados' para estragar, dar erro. 
Na época, as pessoas ficaram tão impressionadas, que queriam cada vez mais, e se quebrasse, já iam correndo comprar outro -quem tinha condição- e assim as empresas lucravam muito, e investiam em mais produtos, e assim o processo seguia e o que chamavam de 'progresso', era algo que enganava a população.






#POST 7

terça-feira, 1 de abril de 2014

Tempos Modernos

Observem as imagens abaixo atentamente:







Sobre as características do Fordismo, podemos identificar:

Na 1ª imagem:

A Linha de Montagem - era dinâmica, e essa foi uma das maiores invocações da era industrial, e foi feita por Henry Ford (criador do fordismo). O tempo de produção diminuiu, era tudo feito de uma maneira mais rápida., se era produzido em maior quantidade e isso refletiu nos preços dos produtos, e pessoas pobres e ricas podiam comprar os carros.

Na 2ª imagem:

A Produção em Massa - permite taxas de produção bem caras, disponibiliza produtos a preços baixos, faz grande uso de dinheiro, as despesas diminuem, o problema é que o custo para ter todo esse nível de máquinas, é muito caro, e então, precisa-se ter a garantia de que o retorno de dinheiro será alto, para dar conta das despesas.

Na 3ª imagem:

Alienação no Trabalho: mostra o homem preso as máquinas, aonde uma pessoa trabalha a vida inteira com a mesma coisa e acaba se acostumando com tudo aquilo.
Atualmente, as coisas ainda são assim, só que não em consequência de trabalho. Normalmente, adolescentes e adultos, são presos a celulares, tablets, computadores etc. 

#POST 6

Truste - Cartel e Holding :Tão Antigos, Quanto Atuais

Truste, Cartel e Holding, sempre foram as três práticas mais conhecidas do Oligopólio.

Vamos colocar a seguir, uma imagem que simbolize cada uma das práticas e depois vamos explicar o que é cada um.


TRUSTE:





CARTEL:




HOLDING:





 Explicando simultaneamente:

-Truste: é uma prática permitida, que mostra a união de duas empresas no mercado
- Cartel: é uma prática permitida, na qual, atualmente, a OPEP é o maior deles. Nessa prática, empresas separadas combinam preços entre si, já que comercializam o mesmo produto.
- Holding: também permitida, holding é a prática onde uma empresa controla várias marcas, em diversos setores diferentes do comércio.

Exemplos:

- Truste: Perdigão e Sadia vendem os mesmo produtos, e uma cria o produto e a outra vende e fatura um pouco mais.
- Cartel: Os postos de gasolina sentam e planejam, às escondidas, os preços da gasolina, etanos e etc., e uns vendem com preços mais elevados e outros mais baixos.
Holding: A Unilever, é dona e comanda, várias marcas pelo mundo, e recebem a maioria do lucro, como se fosse uma SEDE, e as empresas que ela comanda, em diversos setores, são suas FILIAIS.


Atualmente:

O Cartel é a prática que, hoje em dia, é mais procurada e denunciada.

Uma das denúncias feitas foram:

"Multinacional alemã Siemens denunciou ao Cade a existência de um cartel de empresas que teriam superfaturado contratos das linhas de trens e metrô; suposto esquema teria causado prejuízo de 577 milhões de reais"

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/entenda-as-denuncias-de-cartel-no-metro-de-sao-paulo


#POST 5

"Monopoly" e "Oligopóly"

O jogo Monopoly, que hoje tem suas várias versões, é um jogo de estratégia.
Posso dizer até, que um jogo um tanto quanto capitalista.
Seus objetivos principais são:
-> Dominar todas as propriedades
-> Ter mais dinheiro que os outros participantes
-> Se você acrescentar casas e hotéis (que representam sede, filiais, variedades de técnicas e produtos), você aumenta o preço da sua propriedade.
-> Quando um dos outros jogadores parar sobre uma propriedade que você comprou, ele tem que pagar uma certa quantia que é descrita nas cartas, e se possuir casas e hotéis, vale mais ainda.*
-> Você pode vender suas propriedades afim de comprar outras que valham mais.
-> E por aí adiante...

*Na minha visão, esse 'aluguel' (que é assim nomeado no jogo), é como um royalties.
Quando você quer usar o nome de um produto, empresa ou uma frase de marketing, se você usar um pouco, ou quiser usar, você tem que dar uma quantia para o dono ou inventor, para poder usar.
Essa quantia é nomeada o royalties.

No Monopólio, os objetivos e propriedades são as mesmas, e no jogo, só ganha quem tiver o quase ou total monopólio das propriedades.








#POST 4