sábado, 6 de setembro de 2014

Guia Turístico

 Nos dias de hoje nada melhor que viajar, tudo bem mas, para onde? Segue aqui um roteiro turístico pelas Américas. Para começar nossa viajem vamos viajar para um país ondes nossos "amigos" maias viviam.


       Dicas rápidas:
Língua Oficial : Espanhol
Moeda : Nuevo Sol
     Clima Atual (06/09 à 11/09, Cusco): Varia entre 19° e 21° com bastante chuva e umidade.


O segundo país que vai fazer parte do nosso tuor é a Costa Rica que tem belos lugares onde você pode relaxar. Começando, encontramos as Cachoeiras de La Fortuna



Um outro lugar também muito bonito é a Playa Tamarindo




Dicas Rapidas:
Moeda: Colón costa-riquenho
Língua Oficial: Língua castelhana
Clima Playa Tamarindo 


Clima de La Fortuna



Continuando nossa viagem vamos para América do Norte, mais especificamente o Canadá.
                    lugares para conhecer no canadá 1 Lugares Para Conhecer No Canadá
Castelos do Canadá: região repleta de construções antigas que fascinam turistas de todas as partes do mundo. Os castelos canadenses foram levantados a partir de uma arquitetura nobre, sofisticada e são capazes de refletir traços culturais. O Château Frontenac, por exemplo, é uma construção localizada em Quebec que funciona como um hotel-castelo de cinco estrelas. Mesmo quem não tem condições financeiras para se hospedar no castelo, vale à pena tirar fotos dessa arquitetura extraordinária de 1893. Melhor que ir para a Disney.
Dicas Rápidas:
Moeda: Dólar Canadense
Línguas Oficiais: Inglês e Francês
Clima Atual:

Saindo dos Castelos temos que continuar nossa viagem que tal irmos para a Argentina nossa rival oficial no futebol. Vamos para um local que é Patrimônio Mundial da Unesco o Parque Nacional Los Glaciares


Dicas Rápidas:
Moeda: peso Argentino
Língua Oficial: Espanhol

Já no México você pode conhecer uma cidade Arqueológica Maia no estado chamado de Yucatan.



Dicas Rápidas:
Língua Oficial: Espanhol
Moeda: Peso mexicano

Clima:

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Obsolescência Programada

No Toyotismo, podemos observar avanços tecnológicos muito grandes.
Produtos diversificados, com mais funções, mais tipos, mais utilidades.
Para a população 'enganada', isso era ótimo, pois tinham mais coisas para fazer, produtos mais bonitos e inovados, nada era igual ao dos outros e a diversão era garantida.
Mas, se a população se conscientizasse perceberia o motivo do sorriso dos inventores, embora tivesse varias funções e parecesse algo melhor, na maioria das vezes, de tanto serem usados, eles estragavam rápido, além do que, eram mais caros, e alguns eram 'programados' para estragar, dar erro. 
Na época, as pessoas ficaram tão impressionadas, que queriam cada vez mais, e se quebrasse, já iam correndo comprar outro -quem tinha condição- e assim as empresas lucravam muito, e investiam em mais produtos, e assim o processo seguia e o que chamavam de 'progresso', era algo que enganava a população.






#POST 7

terça-feira, 1 de abril de 2014

Tempos Modernos

Observem as imagens abaixo atentamente:







Sobre as características do Fordismo, podemos identificar:

Na 1ª imagem:

A Linha de Montagem - era dinâmica, e essa foi uma das maiores invocações da era industrial, e foi feita por Henry Ford (criador do fordismo). O tempo de produção diminuiu, era tudo feito de uma maneira mais rápida., se era produzido em maior quantidade e isso refletiu nos preços dos produtos, e pessoas pobres e ricas podiam comprar os carros.

Na 2ª imagem:

A Produção em Massa - permite taxas de produção bem caras, disponibiliza produtos a preços baixos, faz grande uso de dinheiro, as despesas diminuem, o problema é que o custo para ter todo esse nível de máquinas, é muito caro, e então, precisa-se ter a garantia de que o retorno de dinheiro será alto, para dar conta das despesas.

Na 3ª imagem:

Alienação no Trabalho: mostra o homem preso as máquinas, aonde uma pessoa trabalha a vida inteira com a mesma coisa e acaba se acostumando com tudo aquilo.
Atualmente, as coisas ainda são assim, só que não em consequência de trabalho. Normalmente, adolescentes e adultos, são presos a celulares, tablets, computadores etc. 

#POST 6

Truste - Cartel e Holding :Tão Antigos, Quanto Atuais

Truste, Cartel e Holding, sempre foram as três práticas mais conhecidas do Oligopólio.

Vamos colocar a seguir, uma imagem que simbolize cada uma das práticas e depois vamos explicar o que é cada um.


TRUSTE:





CARTEL:




HOLDING:





 Explicando simultaneamente:

-Truste: é uma prática permitida, que mostra a união de duas empresas no mercado
- Cartel: é uma prática permitida, na qual, atualmente, a OPEP é o maior deles. Nessa prática, empresas separadas combinam preços entre si, já que comercializam o mesmo produto.
- Holding: também permitida, holding é a prática onde uma empresa controla várias marcas, em diversos setores diferentes do comércio.

Exemplos:

- Truste: Perdigão e Sadia vendem os mesmo produtos, e uma cria o produto e a outra vende e fatura um pouco mais.
- Cartel: Os postos de gasolina sentam e planejam, às escondidas, os preços da gasolina, etanos e etc., e uns vendem com preços mais elevados e outros mais baixos.
Holding: A Unilever, é dona e comanda, várias marcas pelo mundo, e recebem a maioria do lucro, como se fosse uma SEDE, e as empresas que ela comanda, em diversos setores, são suas FILIAIS.


Atualmente:

O Cartel é a prática que, hoje em dia, é mais procurada e denunciada.

Uma das denúncias feitas foram:

"Multinacional alemã Siemens denunciou ao Cade a existência de um cartel de empresas que teriam superfaturado contratos das linhas de trens e metrô; suposto esquema teria causado prejuízo de 577 milhões de reais"

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/entenda-as-denuncias-de-cartel-no-metro-de-sao-paulo


#POST 5

"Monopoly" e "Oligopóly"

O jogo Monopoly, que hoje tem suas várias versões, é um jogo de estratégia.
Posso dizer até, que um jogo um tanto quanto capitalista.
Seus objetivos principais são:
-> Dominar todas as propriedades
-> Ter mais dinheiro que os outros participantes
-> Se você acrescentar casas e hotéis (que representam sede, filiais, variedades de técnicas e produtos), você aumenta o preço da sua propriedade.
-> Quando um dos outros jogadores parar sobre uma propriedade que você comprou, ele tem que pagar uma certa quantia que é descrita nas cartas, e se possuir casas e hotéis, vale mais ainda.*
-> Você pode vender suas propriedades afim de comprar outras que valham mais.
-> E por aí adiante...

*Na minha visão, esse 'aluguel' (que é assim nomeado no jogo), é como um royalties.
Quando você quer usar o nome de um produto, empresa ou uma frase de marketing, se você usar um pouco, ou quiser usar, você tem que dar uma quantia para o dono ou inventor, para poder usar.
Essa quantia é nomeada o royalties.

No Monopólio, os objetivos e propriedades são as mesmas, e no jogo, só ganha quem tiver o quase ou total monopólio das propriedades.








#POST 4

quinta-feira, 27 de março de 2014

As fases do Capitalismo


  Cap. Comercial


    

     No Cap. Comerial os líderes eram Portugal e Espanha, pois dominaram a técnica de navegação, possibilitando a eles a criaçao das colônias.
      A navegação era a técninca usada nesse capitalismo para ter a renda da capital, não era excessiva, já que a DIT dessa época era divida entre as colônias (que exportavam matéria prima) e as metrópoles (que devolviam produtos manufaturados). As metrópoles comandavam as colônias, foi criado assim o colonialismo.
     Ele era movido pelo comércio, e a ideia era possuir mais colônias, para obter mais matéria prima, gerando mais lucro.
Dentre as várias características, na imagem vimos o colonialismo, as grandes navegações e a exploração dos índios.


Capitalismo Industrial




No Cap. Industrial, a líder era a Inglaterra pois dominava a técnica de produzir produtos maquinofaturados.
Eles conseguiam mais matéria prima, através das colonias, formando grandes impérios
Como no Cap. Comercial, a DIT era feita entre colônias e metrópoles, mas neste caso a metrópole retribuia com produtos industrializados.
Na imagem podemos identificar as maquinas, o abuso de como menores trabalhavam, a produção mais rápida e provavelmente o excedente de capital.


Capitalismo Financeiro





Esse Cap., mesmo tendo como líder os EUA, começa a agir no espaço Global, mais conhecido como a Globalização do Capitalismo.
A técnica usada era o Fordismo, o fordismo é onde se cria uma linha de montagem, evitando que os trabalhadores tenham que caminhas de um setor da empresa até outro. O Fordismo faz o trabalho se tornar mais rápido pois a velocidade da empresa é controlado pelo dono.
     A DIT era feita atrevés da troca entre paises subdesenvolvidos e desenvolvidos, exportavam e importavam o mesmo q no Cap. Indutrial.
     Nesse momento do capitalismo era usada a força militar ou econômica, por isso, eram feitos protestos de trabalhadores insatisfeitos.
Na imagem identificamos a técnica de trabalho (fordismo), os protestos dos trabalhadores, a relação de poder e as maneiras nas quais eles eram punidos.



Cap. Informacional





O espaço usado era o mesmo que o financeiro, Globalização.
A DIT era feita de uma maneira grande e detalhada:
--> Países Centrais: Repassavam P. Industrializados de Grande Valor;
--> Países Semi- Periféricos: Repassavam P. Industrializados de Baixa Renda Agragada;
--> Países Periféricos: Repassavam a Matéria Prima;
Tinha como líder também os EUA e a técnica era o Toyotismo, técnica na qual era usada a variedade dos produtos, e foram criados o Cartel (proibido, que é a uniao secreta de empresas, que combinam preços e tem, atualmente, a OPEP como o maior deles); o Truste (é permitido, e é a união de empresas); e tem também o Holding (uma empresa que controla várias marcas, em diversos setores).
Possui o Capital Industrial  + o Capital Bancário e o monopólio (uma empresa que domina o mercado) e o oligopólio (empresas que se unem para dominá-lo).

  #POST 3

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Capitalismo: Charge

Podemos ver nessa charge, sobre como acabam os recursos naturais através do capitalismo.
O homem usa um recurso natural para transformar '20 em 40'.
Esse é um dos recursos do capitalismo, o lucro.
No capitalismo, você usa algo que você tem de forma barata, para algo que te dê lucro.
Fazendo as pessoas comprarem algo, pela necessidade.




#POST 2

Território: Colégio Pedro II


O Colégio Pedro II é um território.
Podemos afirmar isso por ele ter relações de poder.
Que relações?
Temos o reitor, o diretor, os professores, os outros trabalhadores, coordenadores e alunos.
O Reitor comanda todas as unidades; O diretor comanda a unidade na qual foi eleito; Os coordenadores e os professores 'comandam' os alunos; Os outros trabalhadores não comandam algo específico unicamente. As pessoas que trabalham na cantina, comandam a cantina. Os faxineiros/faxineiras comandam a área de limpeza da escola. Os inspetores comandam os corredores; E por aí, adiante.
Cada um comanda algo maior do que os outros. Nem todos tem poder sob a escola.
Em relação aos alunos, tem uns que acham-se melhores que os outros, como:
Alguns alunos do Ensino Médio, se acham superiores a pessoas do nomeado 'Pedrão' e 'Pedrinho', por serem mais velhos, estarem em um ambiente diferente e terem maior liberdade no espaço em que estudam.
Já alguns alunos do 'Pedrão', pensam ser superiores ao 'Pedrinho', pelas mesmas questões.
Podemos dizer, que em relação aos alunos, realmente uns são superiores aos outros.
POST #1